Hortas_Agroecológicas_Escolares.jpg
Educação Agroecológica

A educação agroecológica se refere a um processo intencional de facilitar o aprendizado sobre a agroecologia e questões do sistema alimentar para diversos públicos. Esta seção discute algumas maneiras pelas quais as pessoas urbanas aprendem sobre agroecologia na cidade e agroecologia no campo.

Educando a Cidade sobre o Campo
 

Vendo a vida em solos urbanos

Silvane Dalpiaz, Bióloga e Administradora do Horto Municipal de Florianópolis, discute a aprendizagem experimental como forma de compreender a vida no solo.

Horta urbana como recurso educativo

Oscar José Rover, professor universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenador do Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar (LACAF), fala sobre o papel pedagógico que as hortas urbanas desempenham.

Aprendendo e fazendo através da agroecologia

Moriel Cabral, geógrafo agroecólogo, consultor técnico e assessor parlamentar do gabinete do vereador Marquito em Florianópolis (SC, Brasil). Ele discute a importância do aprendizado prático e experimental sobre a agroecologia como um sistema.

Educação agroecológica na cidade e no campo

A educação agroecológica é diversa e pode ser praticada tanto na área urbana quanto no meio rural e envolve as  relações entre a cidade e o campo. Esta galeria de fotos mostra alguns exemplos de educação agroecológica em áreas urbanas e rurais.

Educação Agroecológica 

Conexões

e770cf85daec88bcbdccb334fc68a91e_edited_

Três pessoas envolvidas em questões agroecológicas falam sobre o papel da população urbana em ajudar a resolver os problemas do campo.

Click

aqui

O Campo e as

Pessoas Urbanas

Campo cidade.png

O Campo e as Pessoas Urbanas

Capa Ribas.png

O professor Ribas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) fala sobre agricultura urbana em comunidades marginalizadas.

A Horta na Periferia 

Click

aqui

A Horta na Periferia

New%252520Project_edited_edited_edited.p
4b19acc72adb0566d3f0af370c69a049_edited.

MST

MST

O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra é um dos maiores movimentos sociais do mundo e defendem um sistema alimentar baseado na Agroecologia.

mandala%20rural%2021_edited.png

O Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo é uma organização que consegue estabelecer conexões entre campo, cidade e a comunidade acadêmica.

CEPAGRO

CEPAGRO

Click

aqui

Campo cidade.png
Capa.png

HOCCA

Horta Orgânica do CCA

HOCCA

Horta Orgânica  do CCA

A HOCCA foi um projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e teve início em uma ocupação dos estudantes.

New%252520Project_edited_edited_edited.p
Capa%25204_edited_edited.jpg

Rede Ecovida de

Agroecologia

Rede Ecovida de

Agroecologia

Esta Rede certifica alimentos agroecológicos, promove a troca de conhecimentos entre os agricultores e dá apoio à transição agroecológica.

mandala%20rural%2021_edited.png
Plen%C3%83%C2%A1ria_edited.jpg

Incidência

Política

Incidência

Política

Os movimentos agroecológicos visam promover mudanças nas instituições políticas e outras que tenham efeitos de apoio à agroecologia na cidade e no campo.

Campo cidade.png

Horta comunitária agroecológica localizada no bairro Campeche, em Florianópolis (SC), Brasil.

Horta do

PACUCA

Horta do

PACUCA

New%252520Project_edited_edited_edited.p

Vidas Agroecologicas

Vidas

Agroecológicas

A seção "Vidas Agroecológicas"  mostra a história de agricultores que escolheram um outro modo de vida e de saber, a agroecologia.  

mandala%20rural%2021_edited.png