A educação agroecológica se refere a um processo intencional de facilitar o aprendizado sobre a agroecologia e questões do sistema alimentar para diversos públicos. Esta seção discute algumas maneiras pelas quais as pessoas urbanas aprendem sobre agroecologia na cidade e agroecologia no campo.
Educando a Cidade sobre o Campo
Vendo a vida em solos urbanos
Silvane Dalpiaz, Bióloga e Administradora do Horto Municipal de Florianópolis, discute a aprendizagem experimental como forma de compreender a vida no solo.
Horta urbana como recurso educativo
Oscar José Rover, professor universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenador do Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar (LACAF), fala sobre o papel pedagógico que as hortas urbanas desempenham.
Aprendendo e fazendo através da agroecologia
Moriel Cabral, geógrafo agroecólogo, consultor técnico e assessor parlamentar do gabinete do vereador Marquito em Florianópolis (SC, Brasil). Ele discute a importância do aprendizado prático e experimental sobre a agroecologia como um sistema.
Educação agroecológica na cidade e no campo
A educação agroecológica é diversa e pode ser praticada tanto na área urbana quanto no meio rural e envolve as relações entre a cidade e o campo. Esta galeria de fotos mostra alguns exemplos de educação agroecológica em áreas urbanas e rurais.
Educação Agroecológica
Conexões
CEPAGRO
O Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo é uma organização que consegue estabelecer conexões entre campo, cidade e a comunidade acadêmica.