O campo e as
Pessoas Urbanas

Construindo conexões

Nos vídeos abaixo, dois agricultores, um educador rural e um professor universitário, compartilham suas opiniões sobre como a agricultura pode estabelecer conexões entre as pessoas da cidade e do campo.

 

É necessário ampliar o diálogo

Erika é Educadora de Campo, formada pela Universidade Federal de Santa Catarina, e membro do Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (CEPAGRO). Ela fala que nem todas as expressões da agricultura urbana no contexto brasileiro são iguais. Algumas são mais coletivas do que outras. Algumas estão mais focados em questões que preocupam a população rural do que outras.

Pessoas urbanas em contato com a terra

A cozinheira e agricultora Sônia Jendiroba fala em criar meios para que a população urbana tenha mais contato com os espaços de cultivo de alimentos. Sônia, que já teve um restaurante na região central de Florianópolis, hoje mora em um sítio no bairro Ratones. Ela participa da Rede Ecovida de Agroecologia.

Responsabilidade das pessoas urbanas com a terra ...

Aderlan é agricultor e vende sua produção na Feira Orgânica da Universidade Federal de Santa Catarina. Neste vídeo, Aderlan reflete sobre como a população urbana pode ajudar os agricultores rurais, preocupando-se mais com as práticas de produção agrícola.

Agricultura urbana e compreensão dos sistemas alimentares

O professor Ilyas Siddique coordena o Laboratório de Ecologia Aplicada da Universidade Federal de Santa Catarina (LEAP-UFSC). Ele reflete sobre como a agricultura urbana desempenha um papel fundamental na conscientização e no conhecimento incorporado sobre a produção agrícola.

O Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo é uma organização que consegue estabelecer conexões entre campo, cidade e a comunidade acadêmica.

CEPAGRO

CEPAGRO

Click

aqui

Campo cidade.png

Horta comunitária agroecológica localizada no bairro Campeche, em Florianópolis (SC), Brasil.

Horta do

PACUCA

Click

aqui

Horta do

PACUCA

New%252520Project_edited_edited_edited.p
Capa%25204_edited_edited.jpg

Rede Ecovida de

Agroecologia

Rede Ecovida de

Agroecologia

Esta Rede certifica alimentos agroecológicos, promove a troca de conhecimentos entre os agricultores e dá apoio à transição agroecológica.

mandala%20rural%2021_edited.png

Conexões

Vegetais organícos

Este projeto conecta consumidores e agricultores enquanto compartilham a responsabilidade pelo cultivo de alimentos agroecológicos.

Células de 

Consumidores Responsáveis

Campo cidade.png

Células de Consumidores

Responsáveis

rede%20semear1_edited.jpg

Esta rede apoia políticas e eventos agroecológicos em Florianópolis (SC), Brasil.

Rede

Semear

Rede

Semear

New%252520Project_edited_edited_edited.p

Vidas Agroecologicas

Vidas

Agroecológicas

A seção "Vidas Agroecológicas"  mostra a história de agricultores que escolheram um outro modo de vida e de saber, a agroecologia.  

mandala%20rural%2021_edited.png
062f862e1cd442c587fd9ddf20200719.jpg

A agroecologia é um modo de vida e um modo de saber.

Educação

Agroecológica

Educação

Agroecológica

Click

aqui

Campo cidade.png
Capa Ribas.png

O professor Ribas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) fala sobre agricultura urbana em comunidades marginalizadas.

A Horta na Periferia 

Click

aqui

A Horta na Periferia

New%252520Project_edited_edited_edited.p
Sem título.png

A Luta

pela terra

A luta

pela terra

Juliana, coordenadora de educação do MST no Estado de Santa Catarina, Brasil, descreve o contexto histórico da luta pela Reforma Agrária.

mandala%20rural%2021_edited.png
Plen%C3%83%C2%A1ria_edited.jpg

Incidência

Política

Incidência

Política

Os movimentos agroecológicos visam promover mudanças nas instituições políticas e outras que tenham efeitos de apoio à agroecologia na cidade e no campo.

Campo cidade.png