A Agroecologia na Agenda Municipal
A Rede Semear foi formada em 2015 para ampliação do diálogo sobre a agricultura urbana na cidade de Florianópolis (SC, Brasil). Pouco tempo depois, em 2017, cria-se por meio de um decreto o "Programa Municipal de Agricultura Urbana de Florianópolis” que atualmente se chama "Cultiva Floripa". Essa medida legislativa pode ter impactos modestos no aumento da agroecologia na cidade. As conquistas obtidas pela Rede Semear são resultado do esforço dos seus integrantes: pessoas da sociedade civil, o poder público e as ONGs como o Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (CEPAGRO). A Rede Semear atua discutindo temas como: alimentação saudável, sensibilização, educação, integração e saúde da população.
Enfermeira e funcionária pública, Francisca atua na Secretaria de Saúde de Florianópolis. Ela vê as hortas urbanas como uma função importante no fortalecimento da saúde pública.
Saúde e Agricultura Urbana
Zenilto trabalha na Companhia de Melhoramentos da Capital (COMCAP), em Florianópolis, Brasil. Ele fala sobre o papel das instituições públicas no apoio à agricultura urbana e seu potencial para influenciar a segurança alimentar e a saúde pública
Agricultura Urbana com Características Rurais
Érika é membro do Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (CEPAGRO). Ela compartilha suas reflexões sobre as discussões da Rede Semear sobre a agricultura praticada na cidade de Florianópolis (SC), Brasil, e o que significa apoiar a agricultura urbana em áreas de caráter mais rural.
Trocas de informação e conhecimento
Silvane é bióloga e educadora ambiental. Ela fala da Rede Semear como um espaço de troca de conhecimento
Os desafios de manter as hortas
Alesio é estudioso das Plantas Alimentícias Não - Convencionais (PANCs) e facilitador de oficinas sobre o tema. Ele resgata a história da alimentação da população de Florianópolis e sua transformação ao longo do tempo.
A história alimentar de Florianópolis
Em busca da mudança
Daiana é representante da Companhia de Melhoramentos da Capital (COMCAP) na Rede Semear. Ela fala sobre a consciência ambiental em Florianópolis e sua percepção de que as pessoas desta cidade querem mudar sua relação com a natureza.
Encontro Municipal de Agricultura Urbana e Periurbana
Desde 2016 a Rede Semear Floripa organiza o Encontro Municipal de Agricultura Urbana. O evento funciona como vitrine e espaço de discussão sobre as prioridades do movimento agroecológico urbano.
Encontro Municipal de Agricultura Urbana e Periurbana
Temas em comum
A Rede Semear Floripa é uma iniciativa que apóia a agricultura urbana em Florianópolis (SC, Brasil), mas também se engaja com outras políticas de relevância para o movimento agroecológico mais amplo, incluindo problemas de expansão urbana, poluição e infraestrutura urbana.
Conexões
O Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo é uma organização que consegue estabelecer conexões entre campo, cidade e a comunidade acadêmica.