Rede Semear Floripa
A Agroecologia na Agenda Municipal

A Rede Semear foi formada em 2015 para ampliação do diálogo sobre a agricultura urbana na cidade de Florianópolis (SC, Brasil). Pouco tempo depois, em 2017, cria-se por meio de um decreto o "Programa Municipal de Agricultura Urbana de Florianópolis” que atualmente se chama "Cultiva Floripa". Essa medida legislativa pode ter impactos modestos no aumento da agroecologia na cidade. As conquistas obtidas pela Rede Semear são resultado do esforço dos seus integrantes: pessoas da sociedade civil, o poder público e as ONGs como o Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (CEPAGRO). A Rede Semear atua discutindo temas como: alimentação saudável, sensibilização, educação, integração e saúde da população.

 

Enfermeira e funcionária pública, Francisca atua na Secretaria de Saúde de Florianópolis. Ela vê as hortas urbanas como uma função importante no fortalecimento da saúde pública.

Saúde e Agricultura Urbana

Zenilto trabalha na Companhia de Melhoramentos da Capital (COMCAP), em Florianópolis, Brasil. Ele fala sobre o papel das instituições públicas no apoio à agricultura urbana e seu potencial para influenciar a segurança alimentar e a saúde pública

Agricultura Urbana com Características Rurais

Érika é membro do Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (CEPAGRO). Ela compartilha suas reflexões sobre as discussões da Rede Semear sobre a agricultura praticada na cidade de Florianópolis (SC), Brasil, e o que significa apoiar a agricultura urbana em áreas de caráter mais rural.

Trocas de informação e conhecimento

Silvane é bióloga e educadora ambiental. Ela fala da Rede Semear como um espaço de troca de conhecimento

Os desafios de manter as hortas

Alesio é estudioso das Plantas Alimentícias Não - Convencionais (PANCs) e facilitador de oficinas sobre o tema. Ele resgata a história da alimentação da população de Florianópolis e sua transformação ao longo do tempo. 

A história alimentar de Florianópolis

Em busca da mudança

Daiana é representante da Companhia de Melhoramentos da Capital (COMCAP) na Rede Semear. Ela fala sobre a consciência ambiental em Florianópolis e sua percepção de que as pessoas desta cidade querem mudar sua relação com a natureza.

Encontro Municipal de Agricultura Urbana e Periurbana

Desde 2016 a Rede Semear Floripa organiza o Encontro Municipal de Agricultura Urbana. O evento funciona como vitrine e espaço de discussão sobre as prioridades do movimento agroecológico urbano.

Encontro Municipal de Agricultura Urbana e Periurbana 

Temas em comum 

A Rede Semear Floripa é uma iniciativa que apóia a agricultura urbana em Florianópolis (SC, Brasil), mas também se engaja com outras políticas de relevância para o movimento agroecológico mais amplo, incluindo problemas de expansão urbana, poluição e infraestrutura urbana.

Conexões

Revolu%C3%A7%C3%A3o%20Sede_edited.jpg

Conheça o projeto que por meio da compostagem revolucionou uma comunidade

Revolução

dos Baldinhos

Click

aqui

New%252520Project_edited_edited_edited.p

Revolução

dos Baldinhos

Horta comunitária agroecológica localizada no bairro Campeche, em Florianópolis (SC), Brasil.

Horta do

PACUCA

New%252520Project_edited_edited_edited.p

Horta do

PACUCA

Capa Ribas.png

O professor Ribas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) fala sobre agricultura urbana em comunidades marginalizadas.

A Horta na Periferia 

Click

aqui

New%252520Project_edited_edited_edited.p

A Horta na Periferia

Plen%C3%83%C2%A1ria_edited.jpg

Incidência

Política

Incidência

Política

Os movimentos agroecológicos visam promover mudanças nas instituições políticas e outras que tenham efeitos de apoio à agroecologia na cidade e no campo.

Campo cidade.png

O Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo é uma organização que consegue estabelecer conexões entre campo, cidade e a comunidade acadêmica.

CEPAGRO

CEPAGRO

Click

aqui

Campo cidade.png
e770cf85daec88bcbdccb334fc68a91e_edited_

Três pessoas envolvidas em questões agroecológicas falam sobre o papel da população urbana em ajudar a resolver os problemas do campo.

Click

aqui

O Campo e as

Pessoas Urbanas

Campo cidade.png

O Campo e as Pessoas Urbanas

062f862e1cd442c587fd9ddf20200719.jpg

A agroecologia é um modo de vida e um modo de saber.

Educação

Agroecológica

Educação

Agroecológica

Click

aqui

Campo cidade.png
b8e89c6e2884d037f1e99dca5050dc97.jpg

Atuação em

Rede

As organizações Agroecológicas que atuam no campo e na cidade integram redes de agroecologia.

Campo cidade.png

Atuação em

Rede